BlogCaso ClínicoA influência do vazamento retardado sobre as propriedades hidrocolóides irreversíveis

A influência do vazamento retardado sobre as propriedades hidrocolóides irreversíveis

Profissionais Envolvidos no Caso Clínico

Stéfani Becker Rodrigues
Carolina Rocha Augusto
Vicente Castelo Branco Leitune
Susana Maria Werner Samuel
Fabrício Mezzomo Collares
Laboratório de Materiais Odontológicos, Faculdade de Odontologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre, RS

Caso Clínico

Devido ao seu baixo custo e fácil manuseio, os hidrocolóides irreversíveis são um dos materiais de moldagem odontológica mais utilizados na clínica odontológica. Atualmente, eles são muito usados em moldagens iniciais para obter um modelo preliminar usado para fins diagnósticos, planejamento do tratamento e fabricação de próteses provisórias ou moldes personalizados.

Os materiais de moldagem alginato contém alginato de sódio, sulfato de cálcio, fosfato trissódico, diatomito, óxido de zinco e fluoreto de potássio e titânio, todos em forma de pó. Quando misturados com água, formam uma solução coloidal através de reação com os dais de sódio ou de potássio do ácido algínico e do sulfato de cálcio. Após ocorrer esta reação química, é formado um gel de presa rápida como resultado da substituição do cálcio monovalente pelos cátions de sódio e de potássio, permitindo uma ligação em cadeia cruzada dos sais algínicos. Há muitas variações comerciais do alginato que variam em sua consistência, tempo de presa, elasticidade, resistência e estabilidade dimensional; os fabricantes também incluem aglutinantes, que podem causar impacto em suas propriedades, aplicação, tempo de presa e tempo de vazamento.

As propriedades físicas, mecânicas e químicas do alginato podem ser afetadas pelo tempo pelo qual ele é armazenado e pelas condições de armazenamento antes da produção do modelo em gesso. Comparado a outros materiais de moldagem, os hidrocolóides irreversíveis têm as desvantagens da baixa estabilidade dimensional e da reduzida capacidade para a reprodução de detalhes. Modelos odontológicos obtidos de moldagens feitas com hidrocolóides irreversíveis tendem a apresentar menor reprodução de detalhes, particularmente em áreas com ângulos agudos, quando comparadas com aquelas feitas com outros materiais de moldagem, como elastômeros. A estabilidade dimensional do alginato é necessária para obter modelos de gesso confiáveis das arcadas moldadas. Recomenda-se que as moldagens de hidrocolóides irreversíveis sejam vazadas imediatamente ou dentro de poucos minutos após a remoção da boca para evitar distorções. A sinérese ou inibição quando exposta ao ar ou à água 7 podem influenciar a estabilidade dimensional do alginato, levando a modelos menos precisos.

Para superar este problema da recomendação de um curto tempo de vazamento após a moldagem, tem sido desenvolvidos novos hidrocolóides irreversíveis com maior tempo de vazamento, admitindo até mesmo cinco dias de armazenamento. Como o tempo de vazamento é um fator importante na estabilidade dimensional dos hidrocolóides irreversíveis e nos moldes de pedra resultantes, é necessária uma investigação sobre esses novos materiais. O propósito deste estudo foi avaliar as propriedades dos materiais hidrocolóides irreversíveis vazados imediatamente e após diferentes períodos de armazenagem.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *