BlogCaso ClínicoPlanos guia: Uma alternativa para a transferência do planejamento em prótese parcial removível

Planos guia: Uma alternativa para a transferência do planejamento em prótese parcial removível

Profissionais Envolvidos no Caso Clínico

Frederico dos Reis Goyat – Professor de Prótese Removível e Clínica Integrada do Curso de Odontologia da Universidade Severino Sombra – Vassouras-RJ
Natália Guedes Ferreira – Acadêmica do Curso de Odontologia da USS
Carlos Roberto Teixeira Rodrigues – Professor de Prótese Removível e Clínica Integrada do Curso de Odontologia da USS
Maria Cristina Almeida Souza – Professora de Endodontia e Clinica Integrada do Curso de Odontologia da USS
José Guilherme Rocha Gilson – Professor Assistente do Curso de Atualização em Prótese e Dentística da EAP -ABO de Volta Redonda – RJ

Caso Clínico

A prótese parcial removível é muito utilizada na odontologia, principalmente em países com nível socioeconômico mais baixo, tem custo inferior se comparada às próteses fixas ou implantes ósseos integrados. A prótese parcial removível restabelece a função mastigatória do paciente promovendo uma estética bastante satisfatória. A responsabilidade dos procedimentos laboratoriais de confecção das infraestruturas das próteses removíveis é referida aos técnicos de prótese dentária; porém, o diagnóstico e planejamento deve ser responsabilidade do cirurgião-dentista, não devendo ser negligenciado e/ou delegado aos técnicos. Desde o planejamento, preparo bucal e desenho da estrutura metálica da prótese parcial removível são atributos do dentista.

O sucesso ou fracasso de uma prótese parcial removível depende de vários fatores, dentre eles o entendimento da biomecânicos destas próteses é de fundamental importância para o resultado final do tratamento. Os planos-guia são descritos como duas ou mais superfícies verticalmente paralelas aos dentes pilares, orientadas de modo a direcionar a trajetória de inserção e remoção da prótese parcial removível. Conferem um grande número de benefícios na elaboração de uma prótese parcial removível, dentre eles, maior estabilidade da prótese, função de reciprocidade, maior contato entre a estrutura metálica e os dentes suporte. Os planos-guia são preparados nas faces proximais dos dentes adjacentes ao espaço protético (mesial e/ou distal) nas faces linguais ou palatinas e devem ser paralelos ao longo eixo dos dentes suportes.

Planos guia – uma alternativa para a transferência do planejamento em prótese parcial removível

Quanto maior for o número de dentes preparados e mais distantes forem entre si, melhor a estabilidade da futura prótese. Este trabalho tem como objetivo descrever uma técnica de transferência com planos-guia preconizada pela Disciplina de Prótese Parcial Removível do Curso de Odontologia da Universidade Severino Sombra, Vassouras – RJ.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Onde encontrar

Navegue pelo nosso mapa interativo e encontre o distribuidor autorizado mais próximo de você

Idioma / Language

Interação e
Conteúdo

Anvisa :
Brand Name : Brand Short Description Type Here.
Brand Name : Brand Short Description Type Here.
Brand Name : Brand Short Description Type Here.

Copyright © 2024 Vigodent. Todos os direitos reservados.