Dicas para ter uma excelente saúde bucal

Ter um sorriso bonito é o objetivo de muitas pessoas que procuram tratamentos dentários. Entretanto além de ter a aparência impecável, um belo sorriso precisa ser prioritariamente saudável. Para isso, alguns pequenos hábitos podem ser cruciais. Obviamente você já sabe que deve escovar os dentes após as refeições, todavia muitas pessoas deixam de praticar este hábito mesmo tendo ciência de sua importância. O que estas pessoas não sabem é que bastam apenas dois minutos para uma escovação bem-feita. Deve-se sempre lembrar de escovar a língua porque ali também se acumulam restos de alimentos e tecidos epiteliais, o que pode causar mau hálito. Além de limpadores de língua, algumas escovas possuem saliências na parte de trás que podem ser usadas para limpar a língua.

O fio dental deve ser usado diariamente, para evitarmos a gengivite e a periodontite. A primeira refere-se a um inchaço e vermelhidão na gengiva, que se dá pelo acúmulo de bactérias, formando placas entre o dente e a gengiva. A segunda ocorre através de danos ósseos podendo causar a perda do dente.

Há outras medidas que podem ser tomadas a fim de evitar estes e outros problemas bucais. Manter uma alimentação saudável pode contribuir imensamente para nossa saúde bucal. Evitar alimentos com muito açúcar e carboidratos é um dos segredos para se evitar o acúmulo de tártaros. Fumar é um hábito perigoso tanto para os pulmões e pele quanto para a boca. Ele causa mau hálito, resseca a boca dificultando a salivação e pode causar câncer de boca e garganta. O consumo excessivo de bebida alcoólica e determinados medicamentos também podem deixar um hálito desagradável. Por fim, muitas infecções e inflamações na região bucal podem parar na corrente sanguínea, se não tratadas adequadamente causando, inclusive, problemas cardíacos. Uma das formas de evitar estas doenças, além da tão falada higiene bucal, é a prática de exercícios físicos para aumentar a imunidade. Portanto, lembre-se sempre que a boca é o maior orifício do corpo humano, que dela depende a alimentação, a respiração e a comunicação. Lembre-se também de consultar regularmente o seu dentista, além de cuidar da sua higiene bucal a todo momento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *